Google+

18 setembro 2014

Vahsi Kan

Adivinha o herói turco que está de volta ao FILMELIXO ?


A galera que acompanha o FILMELIXO já conhece Cuneyt Arkin. Ele é tipo um Chuck Norris turco. Melhor, ele está acima de Norris. Posso ter a ousadia de dizer que Arkin é um ''Semi Deus''. Melhor ainda, Arkin talvez seja o próprio Deus !!!! O astro já enfrentou ninjas (sem mascaras por sinal) em Ninja Killer, mascarados em Death Warrior e chegou até a salvar o universo no bisonho Dunyayı Kurtaran Adam ! Quando que Norris fez tudo isso ? O que falta ele fazer ? O que trago nessa postagem é considerado mais uma versão para lá de bizarra de Rambo. Então, faltava ele enfrentar os inimigos na selva ! Eu digo outra versão pois existem várias, e inclusive já trouxe uma com legendas em português com exclusividade aqui para o blog, o divertidíssimo Korkusuz !

VAHSI KAN é mais uma obra prima do que o cinema turco dos anos 70/80 era capaz de produzir, com seus enredos ridículos e atores canastrões, esse filme é mais uma ''comedia'' involuntária melhor que muitos feitos nos Estados Unidos. Uma pena isso não existir mais ainda bem que existe a internet para nos mostrar que existem muitas perolas por aí precisando ser assistidas !

É difícil classificar esse filme, por ser uma imitação de Rambo, podemos dizer que é ação, mas VAHSI KAN vai além disso, conta com toques de aventura, drama, ação, obviamente e até terror ! Sim isso mesmo, terror passa por aqui explicitamente, talvez o diretor Cetin Inanc estava inspirado nos filmes de zumbi e queria fazer uma ''homenagem''. Pera aí, Cetin Inanc ? Então está explicado ! Não entendeu ? Leia as outras resenhas dos filmes turcos que fiz e irão entender ! Mas tem zumbi no filme ? Não sei, leiam e decidam !!!

Ele é mau, muito mau (e estiloso)...

O filme começa com dois homens falando pelo telefone sobre um depoimento que ambos devem dar num julgamento, quando uma gangue de vagabundos aborda um deles e acaba o matando, não antes sem interroga-lo onde encontrar o outro. O líder dos bandidos é Osman Betin que já apareceu aqui no blog. Aqui, como nos outros filmes trás sua mostra de macheza e quebra todo mundo que vê pela frente, inclusive até portas e tal. Um detalhe é que Osman até que luta bem, por sinal muito melhor que Arkin (mas a coreografia que ele é sujeitado durante o filme que é engraçado !). Bom, mas deixa isso para lá...

Seguindo, uma família está viajando para a cidade (que não é citada, mas seja talvez Istambul), um pai e um casal de filhos, quando um grupo de pessoas mortas está no meio da estrada fazendo com que a mulher pare o carro. Ela é interpretada pela bela Emel Tumer que parecia que iria ter uma carreira prolifera mas fez poucos filmes, seis segundo o IMDB em dois anos.

Qual a intenção de Inanc em focar a atriz nesse close ? Veio tarado...
Misteriosamente, os ''mortos'' se levantam e vão em direção ao carro ! HAUAHAUA
Não falei que esse filme era de terror também !!! Aqui eles são zumbis, ou sei lá o que, mas tem os gurnidos e gemidos característicos além de andar como os famosos mortos vivos de George Romero !!! Como clichezão, a mulher tenta ligar o carro e obviamente o mesmo não pega e eles são atacados.
A preferencia é claro quando os ''zumbis'' atacam a mulher que luta desesperadamente por sua vida e nós torcendo para a cena não acabar rapidamente e quem sabe arrancar a roupa dela (que infelizmente não acontece), mas temos uns closes bem bacanas nela ! Com tudo isso temos então a explicação para a foto acima, o diretor Inanc queria trazer um pouco de sensualidade no filme, seu tarado !!! Pois é, poderíamos ter uma cena de nudez gratuita mas não foi dessa vez... =(
De qualquer maneira ela consegue fugir, mas seu pai e irmão não tem a mesma sorte.

PS: Parece que a censura turca proibiu nudez nos anos 80, ao contrário da década anterior.

Os zumbis de VAHSI KAN !
Surge então um elegante prisioneiro, estou falando de Arkin, que nesse filme não tem o nome Murat, e sim, Riza ! Ele está algemado e sendo escoltado por dois soldados. Eles estão a pé indo para a cidade até que... PERA AE !!!!! PAUSA !!!!!
Estão levando um cara algemado para um julgamento a pé ? Passando no meio da estrada ? Sendo escoltado por dois soldados ? Não, não, não... Deixa eu conferir o filme, só um momento...
.
.
.
.
.
CARALHO, É ISSO MESMO !!! Estão levando ele a pé !!!! Porra, os veículos militares (já que está com soldados) estão estragados, sem gasolina, faltou orçamento no filme, o que ouve ???? PQP !!!! QUE TOSCO ISSO !!!

Riza sendo escoltado.

Enfim, vamos continuar pois virá mais surpresas adiante, eles avistam o pai e o filho caídos no chão com fogo perto deles. Os soldados vão em socorro tentando apagar as chamas, mas infelizmente o carro que a família estava, está vazando combustível, causando um explosão (preciso dizer que foi tosca ?), os ferindo gravemente.  Riza salva todos e coloca num carro os enviando ao hospital. Ele fica por ali, próximo a selva caminhando em direção a cidade.

O vilão do filme é Husein Peyda, aqui fazendo o papel de Hasmet, um pilantra podre de rico que mata qualquer um que entrar no seu caminho. No caso, as pessoas que iriam testemunhar contra ele. Hasmet tem uma rixa pessoal com Riza, que matou um de seus filhos, o outro é Osman. Ele tem uma namorada que não aprova suas atitudes e está tão maquiada que parece uma Barbie de quinta categoria, além de andar com roupas sensuais (para não dizer de puta mesmo), mas como ele paga as contas dela, tolera. Osman chega em casa e avisa seu pai que ninguém irá entrar ou sair da cidade. Porra, como eles tem poder !!! Nossa !!!

O vilão e sua namorada.

Riza então a caminho da cidade, é avistado pelos capangas e o próprio Osman. Eles o abordam e ''ordenam'' que ele volte, até lhe dando uma carona para longe. Mas pera aí, se Hasmet tinha uma rixa com Riza, por que já não o mataram ? Ou será que Osman não sabia disso ou nem conhecesse ele ? Ou será que o diretor não está nem aí para o roteiro ? Enfim, independente da resposta, após a ''carona'', Riza mostra o quanto é ''bad ass'' e após ser mandado ''tomar seu rumo'', volta a caminhar em direção da cidade, causando a ira dos vagabundos. Cena ''inspirada'' para não dizer ''chupada'' de ''Rambo - Programado para Matar''.

Riza é levado para um local, lhe tiram o paleto e assim avistam um coldre com uma faca ! Só um pouquinho, o cara estava indo a um julgamento armado ? Vou fazer vista grossa e imaginar que ele pegou de um soldado. O herói é torturado por toda gangue, com eles lhe passando a faca, literalmente (sem malicia, mente suja !), quando começa a ter uns flackbacks de uma outra tortura que já tinha recebido. Mas como já disse que ele é maior que Chuck Norris ou melhor, já que esse filme é uma copia do Rambo, maior que Stallone, escapa (na verdade só estavam segurando seus braços) e quebra todo mundo na porrada ao melhor estilo tosco, quero dizer, turco !

Riza utiliza golpes baixos !

Muito ferido a cortes de facas, que parece que somente agora começou a doer, Riza foge para selva para ter chance de sobreviver. Lá é perseguido implacavelmente pelos vagabundos. Pelas tantas, Riza é emboscado e a unica solução é pular de um precipício ! A morte é certa é o herói do filme morre, certo ! Errado, aqui é Arkin, mano !!! Ele pula, mas é salvo pelas arvores ! Opa, será que já não vi algo parecido em outro filme ? Bem, mais o mais legal da cena é o boneco utilizado, devem ter pego alguma coisa para fazer volume, colocaram dentro das roupas e jogaram ele de qualquer jeito !

Faz de conta que é o herói ! kkkkkkk
Enquanto isso, a policia faz uma visita no hospital ao pai e filho do inicio do filme, mas não conseguem informação nenhuma.  Vão então falar com Hasmet que malandro que só ele, tenta convencer os homens da lei que Riza é um cara perigoso e precisa ser preso (ou morto como ele deseja). Mas a policia é mais malandra e não se convence com a história do vilão, mas mesmo assim vão a procura do herói pois ele está desaparecido.

Riza está no meio da selva tentando sobreviver. Ele come um caranguejo, alias, numa cena que acho que é ''snuff '' animal, ele dá uma facada no meio do bicho que parece ser muito real. Ele degusta também uma cobra e assim vai. O interessante que ele caiu num rio, então provavelmente tenha se lavado, mesmo assim, ele fica cheio de sangue quando caminha pela floresta. Enfim, ele chega numa caverna e começa a se curar com suas técnicas de sobrevivência que deve ter aprendido num curso a distancia. Ele encontra uns panos e faz uma roupa estilosa, e claro, com a faixa na cabeça !

Os vagabundos não desistem e começam a procura-lo pela selva, mas como Riza é muito esperto, fez diversas armadilhas para ajuda-lo. Bem, eu acho que foi ele, já que não aparece montando, apenas os caras morrendo ! Mas se o filme se passa em um dia, será que foi ele que fez ? Daria tempo de fazer tudo isso ? Ah, foda-se...

Lá pelas tantas, Riza encontra a coitada da mulher, perambulando pela floresta, e prestem atenção quando assistirem o filme; trocaram o vestido dela !!! Porra, o orçamento foi tão curto que não tinha como comprar dois vestidos iguais ? Enfim, ele dá um susto nela e vai embora, todo ''metido'' e ela sem saber o que fazer, o segue. O interessante é que ela sai correndo, ele caminhando e parece nunca alcança-lo. Parece aqueles filmes do Jason onde ele não precisa correr e sempre aparece na frente das vitimas !

Ela vai ficar meia hora e ainda vai precisar de ajuda para subir !

No fim ele ''aceita'' ela (vai ver Riza se fez de difícil para fazer um ''charme'') e ambos vão parar uma caverna. Ambos até tiveram uma certa sintonia, ele chegou até fazer um vestido novo para ela, sei lá onde encontrou tecido, mas fez ! Riza como cavalheiro que é na verdade, vai até em busca de comida e traz pão para a mulher...


Só um momento, eu tolerei algumas coisas durante o filme, mas caramba, como o cara conseguiu pão no meio da selva ? Será que visitou uma padaria ou super mercado ? Será que tem poderes de transformar pedra em pão ? Ou vai ver ele encontrou farinha, sal, fermento e ele mesmo o fez. Quem sabe...

Continuando, o filme é divertido para caralho, depois ficamos sabendo o porque de Hamset querer a vingança contra Riza. O herói é acusado de matar seu outro filho que na verdade não morreu e vive escondido. Aconteceu algo mais ou menos assim, Riza e o ''morto'' que eram amigos, estavam lutando no meio do deserto até que o filho do vilão saiu correndo e uma mina fez que ele ficasse paraplégico e ainda arrancasse seus braços. Cara, esse personagem é engraçado demais !!! Ele ainda tem um bomba que aciona com as costas !!!

O filho ''morto'' de Hasmet.
Mas talvez a melhor parte seja no final, onde os capangas de Hasmet explodem a unica saída/entrada da caverna onde o casal está ficando. Depois de tudo de Riza fez com eles, talvez essa seja o único jeito de matá-lo. Começa a voar pedras para todos os lados, do jeito mais tosco possível. Riza e a mulher fazem de tudo para sobreviver, é muito engraçado eles se desviando e os vilões rindo !!! Em algumas dá para notar claramente que são feitas de isopor !

Ela jogou seu charme, mas ficou apenas na amizade...

Vahsi Kan X Korkusuz - Qual o melhor ?
Sinceramente é uma briga feia, ambos são dirigidos por Cetin Inanc mas tem astros diferentes. O segundo tem como herói Sedar Kepabcilar, que além de ator era fisiculturista. Chega a ser curioso Inanc fazer dois filmes baseado no mesmo personagem mas usar dois atores diferentes. Ambos filmes são toscos, insanos e bizarros. Os dois tem roteiros ridículos e atuações caricatas. Qual o melhor então ? É difícil escolher, o melhor mesmo é chamar os amigos, fazer as pipocas e assistir um depois do outro dando muitas gargalhadas !

Legendado em português, exclusivo para a galera do FILMELIXO !

Trailer (não tem, mas não precisa, né ?)

Vahsi Kan
Turquia
1983 - 70 minutos

Direção:
Cetin Inanc

Elenco:
Cuneyt Arkin (Riza)
Husein Peyda (Hasmet)
Emel Tumer (Garota indefesa)
Osman Betin (Osman)
Arzu Aytun (Namorada do Hasmet)

Download (versão legendada)

Comentários
7 Comentários

7 comentários:

  1. Ia ver a outra versão turca, mas já que nessa aqui tem o deus dos filmes, vou por essa mesmo.

    Será que o Cuneyt já fez algum drama?
    Eu só vejo ele fazendo essas doideiras de ação.

    DougTrash

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas não deixe de assistir Korkusuz, é tão bizarro quanto Vahsi Kan !!!!
      Como o Cuneyt fez quase 300 filmes e series, é possível ter algum drama na sua carreira mas infelizmente não sei te dizer.
      Outro que pretendo trazer é um tal de Mad Max Turco, adivinha com quem ?

      Abs !

      Excluir
    2. Seria interessante ver um drama do Cuneyt, depois de ver tanta doideira de ação.
      Outro país que também faz plágios de filmes americanos é a Índia.
      Existem 2 filmes, "Papi Gudia" e "Mahakaal", que plagiam, respectivamente, "Brinquedo Assassino" e "A hora do pesadelo".
      Os dois são fáceis de achar para download e os dois têm legendas para inglês disponíveis na net.
      Vou ficar na espera pelo "Ölüme son adim" então.

      DougTrash

      Excluir
  2. A Índia também é outra ''campeã'' do plagio !!!
    Esses dois citados vou ver se consigo e quem sabe trazer para o blog.
    Ainda estou no processo de tradução de um dos filmes ganeses que me indicou, o problema que demora pois a legenda é embutida no video e não existe separada. Quem sabe em 2015 consigo trazer o B14.

    ResponderExcluir
  3. OFF TOPIC: Em primeiro lugar: teu blog é foda e eu vou add na lista do meu. Segundo: por favor vote nas eleições do blog e incentive a galera a votar tb. Muito obrigado: Festa da Democracia - Qual é o seu candidato/filme preferido? wp.me/p4EcI7-131

    ResponderExcluir
  4. Só aqui para achar essas merdas legendadas !!!
    Muito obrigado !

    ResponderExcluir