Google+

12 novembro 2013

O Império das Formigas Gigantes (Empire of the Ants)

Mais um clássico do SBT !


Se você caiu aqui no blog de ''para-quedas'' e nunca assistiu um filme trash, esse é um ótimo exemplo para começar pois tem todas as características de tosquice:

- Atores ruins;
- Efeitos especiais horríveis;
- Cenas de violência geralmente sem censura;
- Furos no roteiro;
- É baseada num livro de H.G. Wells ! (Tudo bem, estou forçando a barra...)

Hummm, H.G Wells ? Bem vou contar um pouco sobre esse grande escritor britânico. Wells nasceu em Bromley, Inglaterra em 1866 (faz tempo né ?). Além de escritor, era professor, jornalista e historiador.
Muitos de seus livros viraram filmes, entre eles:

- A Ilha do dr. Moreau (1896 livro - 1977/1996 filmes)
- O Homem Invisível (1897 livro - 1933 filme e inúmeros seriados 1975/1984/2000 e muito mais)
- A Máquina do Tempo (1897 livro - 1978/2002 filmes)
- A Guerra dos Mundos (1898 livro - 1953/1998/2005 filmes)
- O Alimento dos Deuses (1904 livro - 1976 filme)
- O Império das Formigas (1905 livro - 1977 filme)

Acredito que esses são as suas histórias mais conhecidas mas existem muito, mas muito mais !

Depois de um pouco de literatura, vamos começar falando dessa ''obra prima'' do cinema trash !
As formigas aqui, entram em contato com material radiativo e se tornam gigantes e assassinas (elas podiam morrem né ?), numa praia onde um grupo está num coquetel para comprar terrenos. Esse clichê de radioatividade rola e já rolou em uma porção enorme de filmes né ? Mas nunca é demais se tratando de um filme trash.

Marilyn (Joan Collins) convida interessados a comprar terrenos em uma ilha paradisíaca, para o azar dela, um grupo joga material radiativo no mar (se o Greenpeace visse isso, daria merda...), com a correnteza, chega na praia e entram em contato com as formigas. No grupo temos o galã Joe (John David Carson), o que se acha galã Larry (Robert Pine), um casal de idosos Velma e Harry Thompson (Irene Tedrow/Harry Holcombe), uma senhora viúva Margaret (Jacqueline Scott), a loirinha bonitinha Cooren (Pamela Shoop), o durão Dan (Robert Lansing) e o sócio Charlie (Edward Power). Até tem mais alguns mas esses são os mais relevantes, até por que essa perola não tem um protagonista, ou melhor, até tem, as formigas...

Tonel radioativo furado para as formigas se alimentar !
Num primeiro passeio do grupo, um outro casal Mary e Thomas Lawson (Ilse Earl/Jack Kosslyn) com o sr. meio paranoico, começa a procurar ''defeitos'' no resort, e assim se tornam vitimas das famintas formigas, pobre coitados...
Enquanto isso, num passeio, o grupo encontra um corpo de um trabalhador, e assim ficam preocupados com a casal que sumiu. Joe e Cooren se prontificam a procurar enquanto o cagalhão Larry recusa...
A dupla descobre que ambos estão mortos e que estão a merce das formigas !

Ótimos efeitos especiais !
As formigas então vai para a lancha que levou o pessoal para a ilha, Dan como um herói. Na lancha aparece um cara que não sei da onde saiu mas que está ali, claro que para ter uma morte bizarra. A solução que encontra é colocar fogo na lancha mas agora todos estão ilhados... Infelizmente na época não tinha celular para pedir socorro...
Charlie se lembra que tem um barco próximo de onde estão e agora começa a aventura para chegar até ele.
Obviamente alguns personagens serão assassinados pelas famintas formigas. Uma morte é mais legal que outra, só vendo !!! O legal é que as formigas emitem um som muito nada haver, tipo... sei lá, não sei explicar...

Diminuindo os spoiler, alguns personagens conseguem chegar a cidade e vão parar numa refinaria de açúcar onde uma formiga é mantida em cativeiro e libera um gás que torna as pessoas meio zumbi ou sei lá o que ! Trash total !!!!!




Sobre um pouco do elenco, podemos destacar a bela (mesmo sendo de 1933 continua gata !) Joan Collins, que fez uma cacetada de filmes entre eles:
- Terra dos Faraós;
- O Escândalo do Seculo;
- Esther e o Rei;
- Sete Ladrões;
- Herança Maldita;
- O Filho do Demônio;
- Monte Carlo;
- Seriado Dinastia
Collins se envolveu em uma polemica, onde na sua autobiografia ''Past Imperfect'' relata que já teve casos com Robert Kennedy, Frank Sinatra, Dennis Hopper, Dean Martin e Ryan O'Neal ou seja, ela pegava geral !!!
É irmã da escritora (e também gata) Jackie Collins.

Collins na Playboy !!!!
O picareta Larry foi interpretado pelo Robert Pine atuou em ''A Melhor Vingança'' com Bruna Lombardi e Carlos Alberto Riccelli entre outros:
- Independence Day
- Confidence - O Golpe Perfeito
- Pacto de Silencio
- Voo Noturno
- Panico no Deserto 2
É também pai do ator Chris Pine.

Ilse Earl que foi uma das primeiras a servir de alimento as formigas participou da trilogia ''Porkys'' como a sra. Morris.

E finalmente, Bert Gordon que dirigiu essa tranqueira e muitas outras como:
- O Rei Dinossauro
- O Incrível Homem Atômico
- A Volta do Homem Colossal
- A Cidade dos Gigantes
- A Fúria das Feras Atômicas (O Alimento dos Deuses)
Deu para notar que Gordon adora coisas grandes, digo filmes com bichos ou humanos gigantes.

Essa perola também é conhecido como ''O Ataque das Formigas Gigantes'' e passava direto no SBT, algumas vezes na extinta Manchete e até na Globo.

Uma curiosidade, nas pesquisas para escrever essa postagem, encontrei uma coleção chamada ''O Império das Formigas'', uma trilogia escrita pelo francês Bernard Werber que narra a história de uma família que tem a paz ameaçada por uma civilização oculta tão inteligente quanto a sua própria - uma colônia de formigas determinadas a sobreviver a qualquer custo.

Poster; não sei porque, mas me lembrou aqueles cartuchos do Atari...
Trailer

O Império das Formigas Gigantes
Estados Unidos
1977 - 89 minutos

Direção:
Bert Gordon

Elenco:
Joan Collins (Marilyn)
Robert Lansing (Dan)
John David Carson (Joe)
Albert Salmi (Xerife Art)
Jacqueline Scott (Margaret)
Pamela Schoop (Cooren)
Robert Pine (Larry)
Mary Lawson (Ilse Earl)

Download (dublado)

Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. É. Realmente eu vi isso quando passou no SBT. Mas foi há muitos anos.

    ResponderExcluir
  2. Esse o Silvio Santos não cansava de passar !

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Esse filme fez parte da minha infância. Todas as vezes que passava no sbt meus pais assistiam e eu adorava! Fiquei muito feliz ao encontrá-lo aqui para dwnload. Muito obrigada mesmo!!! Amei seu blog e passarei sempre por aqui para dar uma conferida nas novidades. Abraços!!! ;-)

    ResponderExcluir